[VÍDEO-AULA] Higiene Oral do Paciente Inconsciente — IMPORTANTE

HIGIENE ORAL

Definição:
Consiste na limpeza dos dentes, gengivas, bochechas, língua e lábios. Com a finalidade de promover conforto ao paciente, evitar halitose, prevenir cárie dentária e conservar a boca livre de resíduos alimentares.

A técnica da higiene bucal é um fator significante para a manutenção da saúde e conforto dos pacientes. Sendo esta uma prática importante na assistência a pacientes em terapia intensiva, em especial aqueles que se encontram intubados e sob ventilação mecânica, pois a sua realização eficaz
colabora para diminuir os riscos de complicações e o tempo de internação do paciente.

Sendo que a frequência que é realizada é menor que o necessário, contribuindo para diminuição da qualidade da higiene bucal dos pacientes internados na UTI. Portanto, falhas na aplicação da técnica podem causar complicações infecciosas na evolução clinica do paciente comprometendo a qualidade da assistência prestada.

Referência:
1. Coutinho MHB, Santos SRG. Manual de Procedimentos de Enfermagem. 1 Ed. Secretaria de Estado de Saúde. Brasília – DF 2012. p 180.
2. Enfermagem FAAL – 2010
3. HIGIENE ORAL DE PACIENTES EM INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA – Patrícia Maia Caldeira, Ricardo Alexandre da Silva Cobucci – Revista Enfermagem Integrada – Ipatinga: Unileste-MG – V.4 – N.1 – Jul./Ago. 2011.

Deixe um comentário