Você está visualizando atualmente ENDOCARDITE PODE SER FATAL — VEJA O QUE VOCÊ DEVE SABER!

ENDOCARDITE PODE SER FATAL — VEJA O QUE VOCÊ DEVE SABER!

01 – O QUE É ENDOCARDITE?
9ae78fdcf0bb7ce0a6482d756d7a2271Endocardite é uma infecção no Endocárdio*.
Normalmente, a doença ocorre quando bactérias ou germes de outra parte do corpo, como os da boca, se espalham pelo sistema sanguíneo e podem chegar a áreas afetadas do coração. Quando o sangue passa dos átrios para os ventrículos, as válvulas impedem a volta do sangue, mantendo o fluxo sempre na mesma direção. São estas válvulas que podem ser infectadas por bactérias, fungos, vírus, ou outros microrganismos. Se não for tratada, a doença pode danificar ou destruir as válvulas do coração trazendo complicações.
A endocardite é incomum em pessoas com coração saudável. Porque, normalmente, o sistema imunológico destrói as bactérias que conseguem acessar a corrente sanguínea. E mesmo que elas alcancem o coração, não vão, necessariamente, causar uma infecção. Por isso que a maioria das pessoas que desenvolve endocardite tem uma doença ou dano no coração, especialmente nas válvulas, que dão condições ideais para as bactérias se instalarem.
A endocardite, assim como a maioria dos problemas que atingem o coração, pode gerar várias complicações. Tais como:
Infarto, insuficiência cardíaca, danos a outros órgãos e tecidos e, ainda, infecções em outras partes do corpo, como no cérebro, rins, baço ou fígado.

Existem dois tipos de endocardite bacteriana:
1 – Endocardite bacteriana aguda: geralmente causada pela bactéria Staphylococcus aureus, é mais comum em indivíduos que utilizam drogas intravenosas, porque esta bactéria encontra-se presente na superfície da pele, e as constantes ‘picadas na pele’ com seringas sujas permitem sua chegada a corrente sanguínea. Ela evolui rapidamente, podendo afetar o cérebro, pulmões, fígado e rins, podendo levar a morte em apenas seis semanas.
2 – Endocardite bacteriana subaguda: normalmente é causada por Streptococcus viridans, Enterecoccus sp., Staphylococcus sp. ou bacilos gram-negativos. Evolui mais lentamente, podendo persistir por até um ano. Ela é mais comum em indivíduos que possuem piercings na boca ou em caso de câncer no sistema digestório, especialmente em caso de câncer de intestino.

*Endocárdio é o revestimento interno do coração.

A Dra. Rose Marques fala sobre Endocardite Bacteriana

02 – COMO ACONTECE A ENDOCARDITE?
Endocardite acontece quando germes entram na corrente sanguínea, viajam até o coração (normalmente com alguma condição de saúde pré-existente) e se ligam às suas válvulas ou tecido.
Na maior parte dos casos a infecção é causada por um grupo de bactérias, mas fungos ou outros microrganismos também podem ocasionar a doença.
O agente infeccioso entra na corrente sanguínea através de:
– Atividades como escovar os dentes ou mastigar alimentos, especialmente se os dentes e gengivas não são saudáveis.
– Áreas com infecções, seja uma infecção de pele, intestino, ou até uma doença sexualmente transmissível
– Cateteres ou agulhas.
– Uso de drogas injetáveis.
– Uso de piercings na boca ou na língua.
– Cirurgias e alguns procedimentos odontológicos.

03 – QUEM CORRE MAIS O RISCO DE DESENVOLVER A DOENÇA?
– Pessoas com problemas nas válvulas cardíacas.
– Válvulas artificiais no coração.
– Pacientes com efeitos congênitos no coração.
– Com outros problemas cardíacos.
– Pacientes com alto índice de cáries e problemas periodontais.
– Com histórico de uso de drogas injetáveis.
– Os indivíduos mais propensos a sofrer de endocardite bacteriana são pacientes com baixa imunidade.

aula-endocardite-12-63804 – QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Febre e calafrios;
Sopro no coração;
Fadiga;
Dor nos músculos e articulações;
Sudorese noturna;
Respiração curta;
Palidez;
Tosse persistente;
Perda de peso não intencional;
Sangue ou outras alterações na urina;
Suor nos pés, pernas e abdômen;
Nódulos de Osler: que são pontos vermelhos dolorosos em baixo da pele dos dedos;
Petéquias: que são pequenas manchas roxas ou vermelhas na pele, ou manchas brancas nos olhos e/ou dentro da boca.

05 – HÁ ALGUM EXAME QUE PODEM AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DA DOENÇA?
Sim.
– Exames de sangue, para verificar a presença de bactérias
– Ecocardiograma transesofágico: Que é o tipo de ecocardiograma que permite ao médico chegar mais próximo às válvulas cardíacas.
– Eletrocardiograma

06 – QUAL É A RELAÇÃO ENTRE ENDOCARDITE E A ODONTOLOGIA?
As implicações da gengivite e da periodontite seguem basicamente o seguinte caminho: inflamados, os tecidos se tornam irritáveis e sangram durante404935_227884913973800_100002568802161_416805_2124412877_n a mastigação, pela ação da escova de dentes ou do fio dental. Essa hemorragia, por sua vez, possibilita que os micróbios que desencadearam o processo entrem na corrente sanguínea e cheguem a outras partes do organismo. É relativamente fácil que isso aconteça porque a gengiva e o periodonto têm irrigação sanguínea abundante.
Por este motivo, a endocardite bacteriana está mais presentes em vítimas de doença periodontal.
Para evitar esse mal as sociedades americanas de cardiologia e odontologia estabelecem que, antes de se submeter a uma cirurgia na boca, todo paciente propenso a ter uma endocardite bacteriana deve tomar, uma hora antes, uma dose de antibióticos. O objetivo é evitar os riscos de infecção durante a operação.

Profilaxia da endocardite: A profilaxia da endocardite é feita nos indivíduos que possuem alto risco de desenvolver endocardite, como:
– Indivíduos com válvulas artificiais;
– Pacientes que já tiveram endocardite;
– Indivíduos com doença das válvulas que já fizeram um transplante de coração;
– Pacientes com doenças cardíacas congênitas.
Antes de algum tratamento dentário, o dentista deverá orientar o paciente a tomar 2g de amoxicilina ou 500mg de azitromicina pelo menos 1 hora antes do tratamento. Em alguns casos o dentista deverá orientar o uso de antibióticos por 10 dias antes do início do tratamento dentário.

Globo Repórter 24/09/10 – A doença periodontal está relacionada a problemas do coração:

07 – QUAL É O TRATAMENTO PARA ENDOCARDITE?
O tratamento de endocardite normalmente se dá com o uso de antibióticos fortes, geralmente intravenosos, durante quatro ou seis semanas. A escolha do antibiótico é feita de acordo o tipo de bactéria que causou a endocardite.
A duração do tratamento vai depender da sua intensidade, de quão severa foi a infecção e da resposta do organismo contra a bactéria.
Em alguns casos, dependendo de quanto a válvula já foi danificada, pode ser necessário realizar uma cirurgia no local.

Operação de Endocardite

08 – QUAL É A FORMA DE PREVENÇÃO DA DOENÇA?
Para ajudar a prevenir endocardite é muito importante ter uma boa higiene, principalmente bucal.
Evite procedimentos que podem gerar infecções como tatuagens e piercings.
Procure cuidados médicos sempre que tiver algum problema de pele ou corte que infeccionar.
Em alguns casos, pode ser necessário o uso de antibióticos como prevenção à procedimentos odontológicos que aumentam os riscos de infecção e, consequentemente, de desenvolver endocardite.

CONSIDERAÇÕES:
1 – Endocardite bacteriana mata: Seguindo dados da OMS, a doença é responsável por uma alta morbidade e por significativas taxas de mortalidade. Em torno de 20% dos doentes não sobrevivem. Porém, quando a endocardite bacteriana tem foco dentário ela chega a ser responsável por cerca de 10% dos casos de morte, de vítimas de doenças no coração, em todo o mundo.
2 – O Incor, que é um centro de referência na doença, registra a cada mês dez a doze pacientes com endocardite. Cerca de 40% destes casos têm origem bucal.
3 – A endocardite é uma doença de alta morbidade e letalidade, apesar do avanço no diagnóstico clínico, do advento de novos tipos de antibióticos e do aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas. A padronização de critérios clínicos e laboratoriais de diagnóstico e a uniformização de condutas terapêuticas são estratégicas para melhorar o impacto da doença.

Fontes:
– Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
– www.minhavida.com.br
– APCD
– Endocardite infecciosa: o que mudou na última década? – Ângelo A. Salgado; Cristiane C. Lamas; Márcio N. Bóia – Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2013;12(Supl 1):100-109

Este post tem 3 comentários

  1. Sandra

    Muito esclarecedor! Conteúdo de excelente qualidade e super informativo.
    Eu jamais imaginava que isso podia acontecer, e com certeza vou levar esta mensagem para o máximo de pessoas possível.

    Obrigada por compartilhar!

  2. É cada coisa que pode acontecer com a gente que nos nem fazemos idéia, como pode ainda o ser humano ficar brigando por causa de riquezas.

Deixe um comentário