Você está visualizando atualmente Eu sei, você não tem é Coragem!

Eu sei, você não tem é Coragem!

Na quarta, 22/08, a caminho da minha clínica tive o prazer de reler o excelente artigo ‘A Coragem de Cobrar Caro’, escrito porStephen Kanitz. Isso me levou a pensar como eu e a maioria dos colegas, agimos na nossa vida profissional e também fiz, mentalmente, uma lista daqueles colegas, que realmente, são destaques na odontologia…


Desculpe-me amigo, mas provavelmente você não faz parte dessa lista e para dizer a verdade nem eu próprio faço parte dela!


Assim, esse artigo me fez pensar e avaliar, o dia inteiro, como agimos. Conclui que temos na verdade é medo ou como diz o artigo falta-nos coragem! Por isso escondemos atrás de choradeiras na vida real e/ou virtual, cobrimo-nos com a carapaça da eterna crise que se abateu sobre a odontologia e ficamos parados, esperando as nuvens negras dissiparem e o sol rebrilhar na seara odontológica.

Falta-nos coragem para enfrentar, de peito aberto, as questões mais elementares da nossa profissão!


Alguns colegas tem medo de cobrar mais caro, porque, como escreveu Stephen Kanitz, cobrar mais significa criar um cliente mais exigente, que irá reclamar toda vez que o serviço não corresponder ao preço. E eu bem sei que a maioria dos dentistas não aceita muito bem reclamações, vide os vários tweets que leio de colegas reclamando das reclamações dos seus clientes. Para outros, ter clientes mais exigentes, é muito perigoso, porque os seus conhecimentos técnicos não os permitem realizar um trabalho de excelência… “É preciso ter coragem para cobrar mais e assumir as responsabilidades inerentes.”

Se você for um daqueles que não aceita reclamações, sugiro que você reveja os seus atos e os atos do seu cliente. Pondere e mostre para o cliente de forma educada, lógica e cortês onde está a razão, o que aconteceu e como pode ser resolvida a reclamação. Tudo de forma calma e sem grandes discussões, porque no calor de situações destemperadas todos perdem a razão e a calma.
Agora, se você for um daqueles com pouco conhecimento técnico, espero, do fundo do meu coração, que não faça tal serviço. Ou que estude, estude e estude de verdade!
Sim, a melhor forma de sermos sempre melhores é estudar de verdade, não conheço outro jeito. Sei de vários colegas que ‘estudam’, mas, na verdade, não dedicam aos estudos. Fazem cursos de pós-graduação meia-boca, sem trocadilhos. Não procuram artigos para ler, não compram livros sobre o assunto, não assinam bons periódicos e não querem gastar com materiais de qualidade superior…
Assim, “Cobrar menos é sempre a saída mais fácil, dá muito menos problemas, menos reclamações.” Quando há reclamações, colocam na linha de tiro a velha e ruim desculpa:
-Reclamar de que? Por esse preço, só tenho o direito de ficar calado!

Esses “preferem o comodismo e a mediocridade do ‘preço tabelado’”!

“Eu sei que é difícil cobrar mais caro, mas alguém tem de dar o exemplo, mostrar aos outros profissionais o caminho da excelência e implantar novos padrões.” E quem nos dá esse norte são os colegas que coloquei na minha lista mental. Veja como eles se diferem, dedicam e fazem uma odontologia de ponta.
Siga os exemplos deles!
Não siga o seu colega vizinho, seu professor metidinho ou aqueles profetas do apocalipse. Siga, de verdade, quem valha à pena. Separe o joio do trigo. Faça uma lista dos verdadeiros “bam-bam-bans” da nossa profissão e faça como eles.

Refaça os seus planos, veja aonde você quer chegar e tenha a coragem de fazer, de romper e de mudar! Assim, amigos, esse texto não tem o intuito de encarecer a odontologia ou elitizar os procedimentos odontológicos, mas, sim; cutucar, incentivar e lhe dar coragem. E não faça a opção pela pobreza (de espírito), não tenha medo de cobrar cada vez mais. Caso contrário, continuaremos pobres e medíocres para sempre.

Deixe um comentário