Você está visualizando atualmente Quinta Literária – Dom Casmurro

Quinta Literária – Dom Casmurro

Livro: Dom Casmurro

Autor: Machado de Assis

Editora: Editora Ática

ISBN: ??

Sinopse: “A história se passa no Rio de Janeiro do Segundo Império, e conta a trajetória de Bentinho e Capitu. É um romance psicológico, narrado em primeira pessoa por Bentinho, o que permite manter questões sem elucidação até o final, já que a história conta apenas com a perspectiva subjetiva de Bentinho.O romance Dom Casmurro além de estar entre as grandes obras da Literatura Brasileira, é considerado como a obra-prima de Machado de Assis. 


Apesar dos debates mais comuns girarem em torno daquilo que é aparentemente é o tema da obra: o adultério, Machado de Assis, em toda sua genialidade cria um narrador que manipula o leitor a, em primeira instância, julgar se a traição foi real, embora, o tema principal gira exatamente em torno do que é comum a todos: o ciúme. É comum que o leitor tenha tendências a seguir por esta análise uma vez que este encontra nos personagens algum tipo de identificação e, é mediante esta reação, que Machado comprova a patologia psicológica que está sujeita a todo ser-humano: o ciúme.


Com palavras do próprio livro pode-se comprovar: “A imaginação foi a companheira de toda a minha existência…”
Além disso, Bentinho carrega consigo tudo o que há de necessário para se tornar um homem inseguro e ciumento: – É mimado, tímido, dependente, dominado pela mãe e depois por Capitu. – Tem personalidade fraca, religiosidade infantil, sem iniciativas e tem imaginação fértil.
Pode-se concluir a partir disto também que, Bento Santiago não é um narrador confiável.”

Opinião Pessoal: 

Esse é o clássico dos clássicos.
As pessoas que não gostam dos livros escritos por Machado de Assis é por um simples motivo: a maioria leu na hora errada e sendo obrigado a ler para fazer uma prova qualquer.
Leitura é prazer!  E Dom Casmurro é puro deleite.
Machado de Assis é irônico, sarcástico e malicioso. Ele conduz a narrativa de modo magistral. Em um capitulo, afirma que Capitu traiu Bentinho e mais adiante desdiz esse acontecimento.
Assim, acontece até chegar ao final do livro, o leitor é enganado o tempo todo. Será que Capitu traiu mesmo? Leia e tire as suas conclusões.
PS: Para mim, ela traiu… Sem dó e nem piedade!


Nota (de 0 a 10): 9 – Me traindo por não dar o 10.

Deixe um comentário