Você está visualizando atualmente Segunda Opinião – Bruxismo e Ortodontia – by: Dr. Bruxismo

Segunda Opinião – Bruxismo e Ortodontia – by: Dr. Bruxismo

A coluna Segunda Opinão tem o imenso prazer de apresentar, dessa vez, um artigo escrito pelo Dr. Bruxismo… sim, isso mesmo! 
O presente artigo foi escrito pelo Dr. Bruxismo Ranger, e já vou logo avisando, não é um texto mediúnico, e sim; um texto sobre uma patologia que pode estar morando aí, bem na sua boquinha!
Contato: Bruxismo
A Ortodontia relaciona-se ao estudo, prevenção de distúrbios e tratamento das relações de crescimento e desenvolvimento da face, dos arcos dentários e dentes.
O bruxismo é o termo genérico relacionado ao ranger de dentes.
Pacientes de ortodontia muitas vezes apresentarão algum grau de bruxismo e o ortodontista deve ter em mente ao planejar seu caso:
‘Dr. Bruxismo’
  • Bruxismo tem nome e sobrenome;
    • primário / secundário
    • diurno / noturno
    • cêntrico / excêntrico
    • leve / moderado / grave
  • Qual tratamento ortodôntico está indicado?

Alguns quadros deverão ter o bruxismo tratado antes de iniciar o tratamento ortodôntico, enquanto outros deverão ser conduzidos o tratamento ortodôntico concomitante ao controle do bruxismo 

Existem dispositivos intraorais de cobertura parcial com uma pista de desoclusão anterior que podem ser utilizados durante o tratamento ortodôntico, em alguns casos.

Durante os primeiros dias a alteração da propriocepção pode inibir o bruxismo em alguns casos. Somente alguns dias e não em todos os casos.


   O ortodontista é um planejador e o bruxismo é somente um dos muitos fatores que deve ser considerado no planejamento de cada caso.

   Considerações sobre piezoeletricidade.
A teoria piezoelétrica é de conhecimento geral na ortodontia e ortodontistas estão mais acostumados do que especialistas em dor em prever seus efeitos. 
O ortodontista deve prever em seu tratamento os efeitos da sobrecarga de função sobre o prognóstico de seu tratamento e sobre como esta parafunção alterou e/ou alterará a base óssea.

Deixe um comentário