Você está visualizando atualmente <strong>Sobre o Bruxismo: A pandemia pode afetar os dentes?</strong>

Sobre o Bruxismo: A pandemia pode afetar os dentes?

O bruxismo é uma das primeiras manifestações clínicas do estresse.

Durante a pandemia do novo Corona vírus, as pessoas estão mais ansiosas e estressadas devido a inseguranças, às faltas de alternativas e as incertezas do momento que estamos vivendo. Tudo isso e mais o isolamento social estão afetando a saúde oral de milhares de pessoas. Assim, muitos dentistas estão relatando o aumento de ocorrência do BRUXISMO entre os seus pacientes. Isso pode ser constatado pelo aumento dos casos de dentes quebrados, dores orofaciais, trismos e outras manifestações.

A palavra bruxismo vem do grego ‘brychein’, que significa ranger os dentes. A American Academy of Sleep Medicine, em 2014, deu o seguinte conceito para o Bruxismo:

“Bruxismo é uma atividade repetitiva dos músculos mastigatórios caracterizada por apertamento ou rangimento dos dentes e/ou por travamento da mandíbula ou o ato de empurrá-la”.

Então, o Bruxismo acontece quando começamos a ranger ou apertar os dentes involuntariamente, no decorrer do dia ou durante o sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% dos brasileiros sofrem com a condição.

O Bruxismo pode parecer um problema simples ou trivial, mas a pressão recorrente nos dentes pode ter diversas consequências como, mais extremas, até, a quebra de dentes.

Segundo alguns especialistas, o hábito de pressionar os dentes pode ser uma espécie de válvula de escape para aliviar a tensão que se acumula no dia a dia, em especial, nesta época de medo e apreensão, com que as pessoas estão vivendo desde o início da pandemia. Em momentos assim, as pessoas podem desenvolver, mesmo sem um histórico anterior de ansiedade, o BRUXISMO.

Vale ressaltar, também, que a etiologia dessa doença pode ser variada e, portanto, há diversas estratégias terapêuticas. A recomendação dos profissionais é investigar o motivo que levou ao desenvolvimento do bruxismo, tratando a causa, como o estresse por exemplo.

Alguns métodos que podem contribuir para o controle do bruxismo é o uso das placas miorelaxantes e o Tratamento com a Toxina Botulínica que é um método super promissor para atenuar o Bruxismo. Apesar de não ser a cura, esses métodos auxiliam muito na melhora dos sintomas. Por isso é importante sempre consultar um especialista para que após a conclusão do diagnóstico, a melhor forma de tratamento seja indicada.

Deixe um comentário