Você está visualizando atualmente 2ª Opinião: Enquanto isso na Odontologia Estética… by: Eduardo da Costa

2ª Opinião: Enquanto isso na Odontologia Estética… by: Eduardo da Costa

A Coluna 2ª Opinião publica mais um ótimo texto!
Essa vez quem vem abrilhantar o nosso espaço é o Dr. Eduardo da Costa Soares. Ele escreve sobre um assunto que está muito em voga: A Odontologia Estética. Está na moda, mas poucos sabem realmente conduzir um bom caso esteticamente.
Então, leiam o artigo do Dr. Eduardo.

Bio:

Dr. Eduardo da Costa Soares é Especialista em Dentística Restauradora. Ele estudou na Faculdade de Odontologia de Itaúna
Enquanto isso na Odontologia Estética…
A estética dental atual só se tornou possível com a evolução dos materiais e das técnicas odontológicas.
A Odontologia estética ou cosmética depende diretamente da Odontologia adesiva, tema que abordaremos numa outra ocasião. Falaremos então desta relação Odontologia X Estética / Cosmética.
A estética participa de uma forma muito importante na odontologia atual, no instante em que a população desperta sua preocupação com saúde e beleza. Podemos discutir  e compreender o significado do belo, da beleza… Frequentemente, falamos em beleza interior e exterior, associando a perfeição das formas com as qualidades morais do indivíduo. Teríamos então a construção de uma cadeia de referências na qual os indivíduos se incluem ou são incluídos, e onde correlacionamos os aspectos físicos e psicológicos que compõem o ser. 

Entender o significado da palavra estética é uma tarefa exigente, para atingirmos um senso estético apurado é necessário OBSERVAR. Observar formas, tamanhos e cores de objetos, das pessoas e da natureza.

Não há dúvidas que vivemos em uma sociedade visual, onde a porção do corpo humano mais exposta e vulnerável a observação é a face. A expressão facial constitui o elemento mais importante no processo de comunicação não verbal. O significado dos dentes em um sorriso, e de um sorriso em uma face não deve ser subestimado. Os processos de aproximação, persuasão e conquista estão intimamente relacionados com as expressões faciais e seus componentes. A aparência é fator determinante na estima. A forma como nós enxergamos, a nossa opinião sobre o nosso corpo, contribuem para a cosntrução da auto-estima que tem importância crucial nos processos de relacionamentos interpessoais. Os profissionais da odontologia precisam compreender que a formação do senso estético e crítico passa pela observação diária do mundo que nos cerca. Toda vez que vemos um objeto, uma pessoa, fazemos alguma consideração, que pode ser quanto a beleza, a graça, a imponência… Quando nós conseguimos entender porque algo nos chamou atenção, estamos entendendo ESTÉTICA.
A beleza é relativa e virtual, sendo que aquilo ou aquele que nos desperta mais atenção pode não causar a mesma reação em uma pessoa próxima, observando a mesma cena. Sendo assim nossos pacientes podem simplesmente rejeitar um trabalho clinicamente perfeito, basta que aos seus olhos, este trabalho não lhes pareça bem. Assim é a área da Odontologia Estética, onde o profissional além de dominar a técnica, deve ser sensível aos anseios do seu paciente e ter  PERCEPÇÃO.
A Odontologia Estética recebeu um grande impulso nos últimos vinte anos. O fato está relacionado, única e exclusivamente, à globalização, que diminui distâncias, dando ao conhecimento uma universalidade.
Sendo assim os especialistas nesta área se sentem aptos a devolverem a seus pacientes o ato sublime de SORRIR…
Sorri
Quando a dor te torturar
E a saudade atormentar


Os teus dias tristonhos, vazios

 Sorri
Quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador
 Sorri
Quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados, doloridos
 Sorri
vai mentindo a tua dor
E ao notar que tu sorrir
Todo mundo irá supor


que és feliz.

                                    Charles Chaplin

Deixe um comentário