Você está visualizando atualmente 2ª Opinião – Super Turma do Bem by: Juliana Mariano

2ª Opinião – Super Turma do Bem by: Juliana Mariano

A coluna 2ª Opinião tem o grande prazer de publicar o artigo da Dra. Juliana Mariano. Ela faz parte da Turma do Bem!!!
A ONG Turma do Bem tem como objetivo levar o tratamento odontológico aos mais renegados. A Dra, Juliana está realizando a sua missão e você?


Bio:
A Dra. Juliana Mariano Ferreira nasceu, reside e trabalha na cidade Bebedouro, interior de São Paulo. Fez sua graduação em odontologia na UNIFEB – Barretos. Trabalhou dois anos em Santa Fé do Sul, também interior de São Paulo, e depois de fazer de tudo um pouco no consultório, resolveu voltar à sua cidade natal. 

Atualmente faz especialização em Radiologia e Imaginologia na faculdade São Leopoldo Mandic – Campinas.
Além de estudar e trabalhar, é voluntária da ONG Turma do Bem.
Contatos
A primeira vez que ouvi sobre Turma do Bem, eu estava assistindo TV, em um sábado à tarde sem nada de interessante pra fazer. Logo de cara achei o projeto SENSACIONAL, poder ajudar pessoas, que por falta de dinheiro ou simplesmente por pura falta de conhecimento, não tinham o hábito de ir ao dentista e, consequentemente, seus filhos também não. Alguém ai sabe qual é a porcentagem média de desdentados em nosso país? 14.4% e nas classes mais baixas, isso pode chegar a 17,5%; realidade muitas vezes desconhecida por nós mesmos, os dentistas.
Bom, mas como fazer para participar de um projeto assim?

 Eu, sinceramente, não tinha a mínima ideia. Até que um dia cheguei ao consultório e, conversando com outro dentista que trabalha comigo, soube que tínhamos sido convidados pra participar da Turma do Bem, que havia acabado de chegar a nossa cidade. Coincidência ou não (acredito que tudo tem um motivo pra ser), aderi logo de cara. AMEI!
Mas o que a Turma do Bem faz e como faz?
Um único dentista da cidade deve procurar o projeto (www.turmadobem.com.br), e se prontificar a ser o coordenador regional. As crianças são selecionadas em escolas públicas ou organizações sociais, com idade entre 11 e 17 anos, de acordo com os critérios: gravidade da condição bucal, baixa renda e mais próximas do primeiro emprego. Depois desse processo, elas são encaminhadas a nós, dentistas do bem. Como é uma ONG, a TDB funciona com doações, que podem ser feitas por qualquer pessoa, e com parcerias de empresas tanto do ramo odontológico quanto de empresas de qualquer outra atividade.
E qual o nosso papel?
Como voluntários, oferecemos nossos serviços (curativo, preventivo e educativo), gratuitamente até ela completar 18 anos. Quando a criança necessitar de algum tratamento que não temos especialidade, cabe a nós, procurarmos um dentista do bem que possa atender essa criança. Muito tempo? Não! O que é doar apenas uma hora por dia, um dia por semana e algumas semanas no ano para uma criança que não teria perspectiva nenhuma de saúde bucal se não fosse esse projeto?

Não há preço que pague o sorriso de uma criança feliz. 

Deixe um comentário