Você está visualizando atualmente CIVILIDADE PRA TODO MUNDO!!

CIVILIDADE PRA TODO MUNDO!!

Quando São Tomás de Aquino postulou os setes pecados capitais foi uma grande contribuição para a civilização. Mas eram preceitos para a gente não seguir. Mas, então, o que devemos seguir, como devemos agir para que a civilidade continue sendo a tônica das relações humanas?
Talvez sejam algumas condutas que vão construindo o caráter da humanidade. Atos simples, que de tão simples, vão sendo deixados em segundo plano, por uma parcela da sociedade, expondo; assim, a feia face do monstro interior de cada um!

Devemos TER:
1 – HONRA: Ter honra é ser ‘o bom exemplo’. É se tornar o bom exemplo em todas os papéis que assumimos na nossa vida. Certamente, é uma condição difícil, nós temos o dever de tentar. Um bom caminho para a honradez é ser fiel aos bons princípios que governa a sociedade; sem desprezar a própria dignidade.

2 – INTEGRIDADE: Ser íntegro é ser inteiro, é ser amplo! Não podemos ser partidários dos que vivem a vida com dois pesos e duas medidas, o que vale para mim, também está valendo para os outros. Ser íntegro é não desmerecer e não tripudiar as outras pessoas.

3 – TOLERÂNCIA: Ser tolerante é uma aprendizagem constante. Pois, passa pela aceitação das diferenças. É saber que há pessoas com religião, opinião, time e/ou grupo étnico diferente do seu. É aceitar que essas pessoas, também, estão certas dentro do contexto que vivem. Quem faz da tolerância um exercício constante está contribuindo para a convivência social como, também, para a própria sanidade mental.

4 – BOAS MANEIRAS: Nada ajuda mais a civilidade entre as pessoas do que ter boas maneiras. Sempre usar a cortesia com os conhecidos e com os desconhecidos. Ser afável é uma grande vantagem. “A cortesia melhora a autoestima da pessoa a quem ela foi dirigida e, dessa maneira, torna as relações menos tensas” Ensina o professor Renato Ribeiro. Descortesia está ligada diretamente a BOÇALIDADE.

E devemos SABER PEDIR DESCULPAS. SOMENTE OS SERES ALTAMENTE EVOLUÍDOS SE DESCULPAM. Mas o arrependimento tem que ser sincero. As desculpas têm que mostrar o tanto que você lamenta pelo erro. Tem que dar uma satisfação moral a quem foi ofendido.

Agora, vamos pensar nos nossos atos e atitudes. Como estamos agindo no trânsito, no twitter, na blogosfera, com os nossos entes queridos, para com os nossos funcionários, com nossos amigos e com toda a sorte de desconhecidos que encontramos pela vida… Estamos contribuindo para melhorar e educar a humanidade ou somos ‘trolls’ fantasiados de moderninhos!

FONTE: Revista Veja – edição:2137 – ano 42 – número 44 – Editora Abril 04/11/2009

Deixe um comentário