Você está visualizando atualmente Com que Roupa eu vou? – 1ªparte

Com que Roupa eu vou? – 1ªparte

Mais um Conto do Livro: “As mesmas Mentiras de Sempre” que nunca foi publicado…
Ele estava ali, olhando para o pedaço papel, com a mesma expressão apalermada que ficou quando recebeu o primeiro beijo da sua primeira namorada. Aliás, essa expressão era uma constante na vida de Astrubal. Sua mãe não confessa, mas, ela sabe que essa expressão, ele tinha desde que nasceu. Para o seu pai, foi culpa da mulher,que para trabalhar fora, colocou o menino com a avó. 
– ‘Já vi, menino criado pela avó…’ – repete o pai de Astrubal sempre que ele ficava com essa expressão apalermada.
O pedaço de papel era, na verdade, um convite para uma festa de quinze anos da irmã de Paula, uma patricinha da alta roda que, por uns destes caprichos do semideus destino, encantou-se pelo jeito e, principalmente, pela expressão apalermada de Astrubal. Mas, o que lhe prende ao convite, e naquele momento tinha virado o seu maior drama, dor de consciência e culpa pela a tal expressão, eram três palavras no final do convite: Traje passeio completo – Ele não tinha a menor ideia do que seria traje passeio completo…

Depois, de muito matutar e quebrar a cabeça, resolveu pedir ajuda a seu avô, que era a pessoa mais culta, inteligente, sábia e sabida que tinha a honra de conhecer. 
-‘Agenor Pereira da Silva, fora funcionário da fazenda estadual, nos bons tempos… Conhecia muitas pessoas e já havia frequentado as altas rodas da cidade. Bom, estava agora meio caduco, mas com certeza saberia dizer o que seria esse tal traje passeio completo.’ – Pensava Astrubal, que sem perder mais tempo; sai correndo para o asilo em que o seu avô, agora, morava.
, o senhor que é uma pessoa vivida, foi funcionário da fazenda… Nos bons tempos. Também, já frequentou as altas rodas, já viveu muito… já viu muita coisa. E, principalmente, sabe um pouco de tudo…
– És una verdad… meu neto. Sei um pouco de quase tudo. Já frequentei os salões mais abastados de nossa querida e amada Caxinguelê do Sul. Você conhece a história do meu histórico almoço com o governador?
– Conheço … Vovô, agora, me escuta. E que eu foi convidado para ir à uma festa de quinze anos, e no convide está escrito que tenho que ir com: Traje passeio completo. Eu não sei o que é: Traje passeio completo. O senhor sabe?
– Mais é claro que sei!! Bom, vamos por parte. Vou lhe ensinar essa ‘questã’ dos trajes típicos…
CONTINUA…

Deixe um comentário