EXTRAÇÃO DE INCISIVO INFERIOR: Indicações e contraindicações

EXTRAÇÃO DE INCISIVO INFERIOR: Indicações e contraindicações

Indicações:

Bahreman (1977), A melhor indicação para extração de incisivo inferior como terapia ortodôntica constitui-se na maloclusão de Classe I, com apinhamento anterior inferior que se aproxime das dimensões de um incisivo inferior, com dentição superior normal e intercuspidação perfeita.

Kokich e Shapiro (1984), em relato de caso, indicaram a extração de um incisivo inferior permanente associada à extração de dois primeiros pré-molares superiores em paciente adulto, que apresentava má oclusão de Classe II de Angle divisão 1ª de Angle, apinhamento anteroinferior e mandíbula bem posicionada.

Battagei et al. (1990) indicou a extração de incisivos inferiores nos casos de má oclusão dentária de Classe I, com apinhamento anterior inferior severo, com arco superior bom e perfeita intercuspidação; em casos de Classe I com mordida cruzada anterior devida ao apinhamento e protrusão de incisivos inferiores e em casos de Classe I com discrepância dentária severa ou discrepância de Bolton maior que cinco milímetros.

Owen (1993) relatou como necessários os seguintes requisitos para se indicar a terapia com extração de um incisivo: relação molar em Classe I, apinhamento inferior moderado, apinhamento superior leve ou inexistente, perfil mole equilibrado, overjet e overbite mínimos ou moderados.

Segundo Zachrisson et al. (2001) são indicações para extração de um ou dois incisivos: casos de agenesia de incisivos laterais superiores, hipertrofia gengival na área de incisivos inferiores e grande distância intercaninos inferiores decorrentes de apinhamento severo.
Lima et al. (2005) relataram que a extração de um incisivo inferior pode ser uma alternativa intermediária em casos borderline, e que em situações bem selecionadas a extração de um incisivo inferior pode ser utilizada em casos de Classe I, II ou III.

Extração de Incisivo Inferior: Indicações e Contraindicações
Extração de Incisivo Inferior:
Indicações e Contraindicações

Contraindicação:

Segundo Bahreman (1977), são contraindicados para a remoção de um incisivo: casos com apinhamento bimaxilar sem discrepância no tamanho dentário na região anterior, maloclusões com relação de Classe I de canino que requerem extrações de primeiros pré-molares superiores, discrepância de Bolton com incisivos inferiores pequenos ou superiores grandes e pacientes com overbite e padrão de crescimento horizontal.

Rosenstein e Jacobson (1980) relataram que a extração na região anterior inferior está contraindicada na fase de crescimento, sendo indicada somente após se esgotarem todas as possibilidades de recuperação de espaços nos arcos dentários em desenvolvimento, quando não se observam os efeitos de crescimento, e o amadurecimento das características funcionais individuais já tenham ocorrido.

Fonte:
DANIELLA BRANDÃO BARRETO GUIMARÃES
EXTRAÇÃO DE INCISIVO INFERIOR EM TRATAMENTO ORTODÔNTICO
Monografia apresentada ao Instituto de Ciências da Saúde – FUNORTE/ SOEBRÁS, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ortodontia. Aracaju – 2008

Deixe um comentário