Você está visualizando atualmente Moda e segurança aliadas no consultório

Moda e segurança aliadas no consultório

O jaleco como item fashion e de proteção entre os profissionais da saúde e estética.

Cores, flores, desenhos e estampas alegres. A área da saúde, de uma forma geral e do tradicional branco, compreendendo também ao campo dos procedimentos de estética e beleza, vem cedendo espaço ao colorido e aos mais variados formatos e detalhes, principalmente quando o assunto está relacionado ao item de maior uso dos profissionais do segmento: o jaleco.

“Guarda-pó”, como também é conhecido, o jaleco deixou de ser apenas um acessório de proteção, assumindo um papel de “apresentação” e diferenciação entre os profissionais, isso porque, ao longo dos últimos anos, ele – o jaleco – tem ganhado novas formas, cortes e materiais exclusivos, refletindo emoções e sensações mais alegres dentro dos consultórios médicos, nas cadeiras dos dentistas e demais trabalhadores da saúde, beleza e estética na hora de receber e tratar seus pacientes.

Entre os profissionais que mais se preocupam com qualidade aliada à beleza estão as mulheres, que buscam por modelos mais acinturados e cores mais vivas, como o jaleco color turquesa. 

E, se de um lado o jaleco transmite muito bem sensações como segurança, limpeza e organização – atributos indispensáveis em qualquer tipo de atuação que visa proporcionar um atendimento de qualidade e sucesso, por outro lado, ele é visto como uma alternativa de aproximar de forma mais alegre médicos, dentistas e demais profissionais aos seus pacientes, especialmente das crianças, que sentem mais confortáveis perto de temas festivos, de super heróis, princesas e de animais, como os de “puppy love”.

Uma questão de proteção

De acordo com normativa da Anvisa, o jaleco deve seguir alguns padrões, como possuir mangas longas e ser confortável para quem o estiver usando. Além disso, ele deve ser usado fechado, por botões ou zíper, durante todos os procedimentos.

Além disso, para que eles não se tornem “roupas” capazes de propagar contaminação por doenças, eles devem ser trocados sempre que apresentarem sujeira e sua lavagem deve ser feita sem o contato com demais itens da sua família.

Outro ponto muito importante é que o jaleco não deve ser utilizado nas ruas e em outros ambientes que não sejam a sala de atendimento, garantindo assim mais segurança para o profissional que o veste e para as demais pessoas.

Como usar e escolher o jaleco ideal?

Fique por dentro de algumas dicas sobre o uso correto do jaleco e como escolher aquele que melhor se adequa às atividades da sua profissão:

  • A roupa branca (ou outro uniforme) não substitui o jaleco.
  • O jaleco deve ser confortável.
  • O tamanho deve ser compatível com o seu corpo. Em alguns sites você pode contar com o provador virtual para escolher seus jalecos sem erro!
  • O jaleco, dependendo da sua atuação, deverá ter colarinho alto (gola de padre) e mangas longas, sendo usado totalmente abotoado.
  • Em relação ao comprimento, é desejável que ele esteja logo acima do joelho, para conferir uma boa proteção às pernas.
  • Instale cabides para pendurar os aventais entre suas atividades, pois ele não deve ser usado em qualquer lugar.
  • Atente-se ao transporte, dê preferência para transportá-lo em um porta-jalecos.
  • Se o jaleco não estiver visivelmente contaminado, troque uma vez ao dia, pelo menos.
  • Ficou na dúvida, troque de jaleco.

Agora, o único desafio é escolher entre os modelos de jalecos femininos ou masculinos que mais combinam com a sua personalidade, profissão e estilo.

Deixe um comentário