Você está visualizando atualmente “Qual é o protocolo atual para dentes com canal completamente calcificado?”

“Qual é o protocolo atual para dentes com canal completamente calcificado?”

Perguntei para o Dr. Marcel Caetano qual é o protocolo atual para dentes com canal completamente calcificado?
Com muito conhecimento, e com a cortesia de sempre, ele prontamente respondeu. Leia a resposta e aprende um pouco mais com um grande Mestre!

marcel

Bio: Dr. Marcel Caetano é Especialista em Endodontia pela Universidade de Itaúna – MG. Tem Capacitação em LASERs na Odontologia – Laboratório de Bioengenharia da UFMG. Ele é o autor e editor do excelente blog www.endodontiaavancada.blogspot.com.br Então, se quiser saber tudo sobre Endodontia vai lá.

“Olá meu amigo, tudo bem?
A resposta para a sua pergunta é: depende! E de vários fatores…
Radiograficamente podemos ver um canal completamente calcificado, mas cortes histológicos já mostrava que sempre haverá algum espaço, por menor que ele seja; mais recente,  as tomografias cone-beam, em especial nos cortes axiais, tem sido bastante útil para nos mostrar a extensão da calcificação de um canal.
O fato do canal estar calcificado, não significa que precisamos intervir endodonticamente neste dente.
Estando assintomático e não apresentando qualquer sinal de alteração periapical (avaliação radiográfica e, melhor canal1ainda uma avaliação tomográfica), podemos optar por não intervir endodonticamente e apenas proservar.
Caso a intervenção endodôntica seja imprescindível, um profissional que trabalhe com Microscópio Operatório e Ultrassom terá maiores chances de localizar e acessar o canal com maior segurança e precisão, pois ele será capaz de realizar desgastes seletivos da dentina sem que comprometa muito a estrutura dentária. É um procedimento extremamente minucioso e difícil de ser realizado, mas um endodontista experiente resolve.
Em algumas situações, podemos optar também por uma intervenção cirúrgica periapical com obturação retrógrada do terço apical.
As variáveis são muitas, cada caso deve ser analisado individualmente.
Leo, semana passada concluí um caso de um incisivo central superior que apresentava-se com alteração cromática da coroa (amarelada) e com o auxílio da tomografia observava-se que o canal estava calcificado até o terço médio do canal. Como não havia sintomatologia e nenhuma alteração periapical, decidimos por realizar apenas o clareamento exógeno e fazer preservação clínica e radiográfica a cada 6 meses, com previsão de repetir a tomografia dentro de 1 ano.
Forte abraço,
Marcel”

Este post tem 4 comentários

  1. laura

    estou com um dente com esse problema ja fiz 2 dos 3 canais chegou ficar com pulpite anestesia nao pegava foi pessimo tomei antiflamatorios e pronto socorro varias vezes ate conseguir fazer , enfim a dentista insistia muito no 3 canal q ta calcificado e doia muito isso pra mim eh errado ate que ia terminar na proxima sessao tentar, eu nao tive coragem passei pra outra q confirmou com radiografia periapical a calcificaçao mas pelo convenio nao cobre ate onde sei, estou aguardando faze lo por um preço mais em conta em faculdade, porem ja to com ele pra terminar a um mes e pouco e ainda irei aguardar mais 2 semanas, começou aquela dor perto d ouvido de novo e agora? o dente ja quebrou nao sei o que fazer, aguardo a facuuldade fazer , vou indo ao pronto socorro? ou tento pelo convenio metodo sem microscopico terminar , mas com risco de quebrar pelo que sei???? to com medo

  2. fernando

    Meu canal está calcificado, o dente ficou um pouco amarelado e deu negativo no teste de frio, ou seja, não respondeu. Mas não apresenta dor nem lesão periapical, posso deixar assim e ir radiografando a cada 6 meses como o senhor falou ?

  3. Maria José

    Boa tarde, Dr. Marcel!
    O Dr. poderia indicar um profissional que trabalha com Microscópio Operatório e Ultrassom na região de Uberaba/MG?
    Grata!
    Maria José

    1. leo Augusto

      Nós não indicamos.

Deixe um comentário