Você está visualizando atualmente Quinta Literária – AS BRUMAS DE AVALON

Quinta Literária – AS BRUMAS DE AVALON

LIVRO: As Brumas de Avalon
AUTOR: MARION ZIMMER BRADLEY
EDITORA: Imago
As Brumas

ISBN: 970-85-312-1037-2

SINOPSE: As Brumas de Avalon são 4 livros que fizeram bastante sucesso nos anos 80. Conta a saga do Rei Arthur e a formação da Grã-Bretanha!
“Em As Bumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley reconta a lenda do Rei Arthur, descrevendo os seus esforços para unificar a Bretanha contra a invasão saxônica, a partir da perspectiva das poderosas mulheres do reino de Avalon e Camelot. mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Arthur irão se encontrar com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões de mundo. As intrigas e a política do reino de Camelot descritas em As Brumas de Avalon se passam quando o cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos.”
Livro 1 – A Senhora da Magia
Livro 2 – A Grande Rainha
Livro 3 – O Gamo-rei
Livro 4 – O Prisioneiro da Árvore
OPINIÃO PESSOAL: Quando li os livros, lá pelos anos 80, do século passado, achei  a história muito legal!
A lenda do Rei Arthur  contada na visão das poderosas mulheres! Viviane, Morgana, Igrane, Morgause, Gwenhwyfar e várias outras que mandaram e desmandaram no ‘pobre’ Rei Arthur.
Morgana das fadas é a personagem que conduz a história, aliás, é ela quem faz a narrativa dos fatos. Narrando a vitória de Viviane, a Senhora de Avalon, que colocou no trono da Grã-Bretanha uma pessoa que iria respeitar os valores dos antigos povos. Até a derrocada final de Arthur, que trai os valores sagrados de Avalon, fazendo a vontade da sua esposa – Gwenhwyfar – uma cristã que não aceitava os ritos pagãos.
A história é movimentada, cheia de intrigas, guerras, vitórias e derrotas.
Seria uma excelente história!
Seria, mas não é!
Relendo, agora, os livros, me pergunto o que aconteceu com todo o encanto das histórias e das lendas. O que mudou nestes vinte anos? Certamente não foi a história… Eu quem mudou!!!!!
O que eu achei fabuloso, se perder nesses anos. Hoje, achei uma boa história, sem grandes encantos, e uma escrita até ruim… Pouco estudo da época que se passa a narrativa. Muitos personagens, o que acaba confundido o leitor e vários personagens com nomes impronunciáveis. Histórias paralelas que não se soma a narrativa principal.
Enfim, mas um mito que cai!
NOTA (0 a 10):5 – Para gente não se perder nas Brumas


Deixe um comentário