INCRÍVEL! Já usavam sedação consciente na PRÉ-HISTÓRIA!!!

Existem diversas técnicas usadas como recursos alternativos à anestesia geral para o controle e manejo da ansiedade, da dor, do medo e do comportamento dos pacientes. Estes métodos incluem modalidades do tipo psicológicas (não farmacológicas) e farmacológicas.

Contudo, em alguns pacientes os métodos não farmacológicos ainda não são suficientes para conseguir a compreensão e a cooperação desejada para possibilitar a realização do tratamento odontológico. Desta maneira, o cirurgião-dentista pode utilizar diversos recursos farmacológicos: como agentes sedativos, analgésicos e outros fármacos úteis para sedação destes pacientes.

Dentre os métodos farmacológicos conhecidos de sedação consciente, os mais empregados em Odontologia são os que utilizam os benzodiazepínicos por via oral e a técnica inalatória por meio da mistura de óxido nitroso e oxigênio.

A sedação consciente define-se por um estado de depressão mínima do nível da consciência do paciente, que lhe permite respirar voluntariamente e de maneira autónoma. O paciente é capaz de responder de forma adequada a estímulos físicos e a comandos verbais.

Porque escolher a sedação consciente com óxido nitroso?
– resultados eficazes contra a ansiedade;
– age rapidamente;
– duração flexível;
– controlo absoluto;
– o nível de sedação pode ser alterado a qualquer momento;
– os pacientes recuperam rapidamente.

A sedação consciente deve ser utilizada para procedimentos odontológicos específicos e situações em que o paciente se beneficie da sedação consciente como método farmacológico de abordagem no controle da ansiedade, da dor e do medo.

Deixe um comentário