[VÍDEO] ATM COMO VOCÊ NUNCA VIU!!!

Articulação TemporoMandidular, a famosa ATM:

É uma combinação de gínglimo (é um tipo de articulação sinovial. Nele, as faces articulares estão moldadas de maneira a permitir somente o movimento em um plano, para frente e para trás, ou seja, de extensão e flexão em torno de um único eixo) e articulação plana.

É formada pela parte anterior da fossa mandibular do osso temporal, o tubérculo articular e o côndilo da mandíbula.

ATM: Como você nunca viu.
ATM: Como você nunca viu.

Os meios de união dessa articulação são:
Cápsula Articular – é um fino envoltório frouxo que está inserido anteriormente no tubérculo articular, posteriormente na fissura escamotimpânica, acima na fossa mandibular e abaixo no colo da mandíbula.

Disco Articular – é uma lâmina ovulada e fina situada entre o côndilo da mandíbula e a fossa mandibular. Divide a articulação em parte superior e inferior, cada qual guarnecida com uma membrana sinovial. Sua face superior é côncavo-convexa para se ajustar ao tubérculo e a fossa da mandíbula e sua face inferior é côncava para se ajustar ao côndilo da mandíbula.

Ligamento Temporomandibular Lateral – consiste em dois curtos fascículos estreitos. Está inserido acima no arco zigomático e abaixo na face lateral do colo da mandíbula.

Ligamento Esfenomandibular – é uma faixa fina e achatada que localiza-se medial à cápsula. Está inserido na espinha do esfenóide e abaixo na lígula do forame mandibular.

Ligamento Estilomandibular – posterior à cápsula, insere-se no processo estilóide e na margem posterior do ângulo da mandíbula. Separa a glândula parótida da submandibular.

Confira os vídeos:

Deixe um comentário